segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Conhecendo O Livro dos Espíritos




Todos os dias as casas espíritas recebem novos aspirantes a trabalhadores da Doutrina. Muitos procuram o Espiritismo por curiosidade, outros devido à dor, mas há também os que vão pela vontade plena do conhecimento. 

Normalmente, os que chegam ávidos por saber mais sobre o que é o Espiritismo, dirigem-se aos trabalhadores da casa e solicitam uma indicação sobre o que deveriam ler e lhe são apontadas obras subsidiárias e como suporte, os romances. A justificativa é sempre a mesma, que o neófito deve iniciar seu conhecimento a partir de leituras mais simples e mais ilustrativas, pois que as obras da Codificação são complexas para os que não têm alguma noção sobre Espiritismo.

Ao trabalhar com a divulgação da Doutrina, não passou despercebido a Allan Kardec, uma produção que contivesse as informações básicas sobre a nova Doutrina. Didaticamente dividida em capítulos, que introduzem os assuntos, de forma a facilitar o entendimento de todos, com conhecimento prévio ou não, sobre o Espiritismo, eis que por isso mesmo, é o Livro dos Espíritos o primeiro a ser publicado.

O Livro dos Espíritos, que veio a lume em 18 de abril de 1857, é obra basilar para todos os que quiserem realmente conhecer a Doutrina. Contém a teoria Espírita, dentro de um contexto filosófico socrático e a obra se desenvolve magistralmente em 1018 perguntas e respostas em volta dos questionamentos básicos do ser: quem sou, de onde vim e para onde vou.  Allan Kardec ainda orienta sobre como as obras básicas devem ser lidas a fim de que se tenha uma melhor compreensão do conteúdo.

Na introdução de O Livro dos Médiuns, é recomendada a leitura de O Livro dos Espíritos em primeiro lugar, pois este contém os princípios fundamentais para a compreensão das manifestações e dos fenômenos espírita.

Apesar de propagandearem em torno das obras básicas, muitos espíritas sequer abriram um livro da Codificação. Com conhecimentos que giram em torno de obras de cunho duvidoso, e o mercado hoje encontra-se abarrotado desse comércio que acrescenta cifrões aos bolsos das editoras e de seus pseudo autores, alguns dirigentes e outros trabalhadores das casas espíritas, arvoram-se de profundos conhecedores da Doutrina sem entretanto conhecerem as obras de Kardec.

Podemos dizer que o perigo ronda de sobremaneira o movimento espírita visto que, algumas obras, incutem nos distraídos noções deturpadas e fantasiosas de um suposto espiritismo, passadas mediunicamente por espíritos de caráter questionável.

O Livro dos Espíritos é a obra para dirimir todas e quaisquer dúvidas em relação à Doutrina Espírita. Se os espíritas se preocupassem mais com o estudo da Codificação em vez de ficar especulando se Allan Kardec reencarnou ou não no Brasil, teríamos um movimento mais harmônico e sem deslumbramento místico.

O Livro dos Espíritos é uma obra lúcida, lógica que não dá margem a dúvidas ou a elucubrações eivadas de critérios incompreensíveis.  Toda a estrutura da Doutrina Espírita se encontra delineada no Livro dos Espíritos, com questionamentos claros e respostas concisas dadas pelos espíritos, detalhadamente estudadas por Allan Kardec antes de comporem a obra.  

A obra de Kardec é de todos os tempos e para todas as pessoas. O Livro dos Espíritos é para ser lido, estudado, refletido e acima de tudo para bem compreender a Doutrina Espírita.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário