Ter a oportunidade de citar José
Herculano Pires é trazer esclarecimento sobre a necessidade de estudar o Espiritismo
e mais uma vez levar a público seus pensamentos, suas observações e explanações
lúcidas em torno da filosofia espiritual.
Herculano faz jus ao título de o mais
célebre e sério divulgador e defensor da Doutrina Espírita no Brasil, graduado
em Filosofia foi certamente dos mais enérgicos e atuantes trabalhadores do
movimento espírita, combatendo de forma veemente os modismos e o preconceito
dos que desdenhavam a Doutrina. Sempre consciente, foi denominado por Emmanuel
como “O metro que melhor mediu Allan Kardec.”
Estudou e escreveu muito sobre
a Doutrina Espírita e seus aspectos filosófico, educativo, ético, cientifico.
Polêmico, nunca aceitou que a Doutrina fosse usada como um trampolim para
exibição de status social tinha um compromisso com a divulgação de um
Espiritismo verdadeiro e sem dogmatismo e por isso foi duramente atacado pelos
próprios espíritas cujos conceitos se encontravam distantes dos princípios
básicos e em consequência trabalhados de forma inadequada.
Questionou a FEB – Federação Espírita
Brasileira e sua predileção por fixar parâmetros roustainguistas ao Espiritismo
no Brasil em detrimento de Allan Kardec. Não aceitava o misticismo e assim como
Kardec, pautou seus estudos investigativos buscando subsídios no mundo inteiro,
não examinou de forma simplória o fenômeno, analisou as suas causas.
Seus estudos filosóficos legaram uma das
grandes obras para a Doutrina Espírita, Introdução à Filosofia Espírita onde
faz um brilhante estudo comparado entre a Filosofia Espírita e os sistemas em
evidência no século XIX como o materialismo e o existencialismo. Herculano
demonstra nesta obra a importância da Filosofia Espírita para o futuro propondo
a Filosofia Espírita da Existência ou o Existencialismo Espírita.
É também de Herculano a
magistral incursão pelo mundo da educação, a Pedagogia Espírita. Para ele, o
Espiritismo representa uma revolução cultural com um profundo caráter pedagógico,
onde o propósito é uma escola onde os métodos sejam laicos, livre do
sectarismo que no seu entender foi a razão fundamental da luta entre Ciência e
Religião e que de forma violenta poderá apossar-se das crianças assim ocorreu
no ensino do passado, que arraigado a sistemas religiosos desenvolveu um homem
técnico e submisso.
A proposta da Pedagogia Espírita é de
uma educação que leve o homem a ser consciente de seus deveres e responsável
por seus atos, mas que ao mesmo tempo, reconheça em Deus a Inteligência suprema
do Universo, causa primária de todas as coisas.
Frase de Herculano: Os adversários
partem do preconceito e agem por precipitação. Os espíritas formularam uma
idéia pessoal da Doutrina, um estereótipo mental a que se apegaram.
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