terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dia de Finados



Historicamente o dia de finados tem seu inicio marcado no século V, quando a igreja criou uma data para que as pessoas pudessem render homenagem aos entes queridos que já houvessem partido, mas a data só foi oficializada pela igreja no século XI.

Léon Denis em O Gênio Céltico e o Mundo Invisível explica que a fixação de uma data especifica para homenagear os mortos tem origem com os druidas . Para o Espiritismo sendo a alma imortal e que se desprende dos despojos físicos após o desenlace, permanecendo, portanto viva, não há muito sentido em ir a cemitérios, visto que, o culto à memória poderá ser feito em qualquer lugar. Nos túmulos restam apenas os ossos de um corpo em que um dia a alma habitou para dar cumprimento à sua missão na Terra. A manifestação de saudade, carinho e respeito de acordo com os espíritos, sensibiliza, entretanto, não é necessário ser um compromisso com data e hora marcado, sendo a prece, o maior símbolo de respeito e homenagem que podemos dar aos que já se encontram no plano espiritual.

O dia para essa homenagem aos mortos não é na mesma data no mundo inteiro. No México a comemoração tem início dia 31 de outubro com término 2 de novembro; em Portugal os ritos pelo dia de finados é dia 1 de novembro assim como na Espanha; no Japão dia 15 de agosto, tendo província que comemora 15 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário