terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mediunidade, animismo ou esquizofrenia?

Mediunidade, animismo ou esquizofrenia? Ponto de suma importância para ser analisado nas casas espíritas, visto que grande parte dos fenômenos tidos por mediúnicos estão no campo do animismo ou da esquizofrenia. Apesar dos indícios fenomênicos serem semelhantes, uma análise mais apurada revelará o sentido da manifestação. A realidade é que em grande parte dos núcleos espíritas reina a confusão pela falta de estudos.

Na esquizofrenia as percepções estão alteradas, ocorre uma alucinação e as respostas dadas pelo esquizofrênico são emocionalmente distorcidas e via de regra, estes se isolam da realidade.
No animismo os fenômenos são produzidos de modo consciente ou inconsciente pela própria pessoa, ou seja, são os pensamentos do passado que vêm à tona. Já na mediunidade o ser não perde sua capacidade de interação com o mundo real e as mensagens possuem um conteúdo concreto e lógico que não se perdem ao serem analisadas de modo objetivo e lúcido. É preciso, entretanto ter cuidado com os médiuns que caem nas raias do fanatismo, que não tem controle sobre as comunicações visto que, neste vasto mundo da mediunidade, poucas são as mensagens realmente aproveitáveis que trazem os esclarecimentos necessários para o equilíbrio e harmonia não só do núcleo espírita como também dos seus frequentadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário